A Coragem do Primeiro Pássaro

Em seu terceiro livro de poesia, André Dahmer estende as possibilidades do verso livre ao contrapor imagens melancólicas, de solitude e contemplação, a reminiscências de monumentos criados a partir de afetos, de artesanatos do cotidiano. Em versos livres bastante densos e de linguagem acessível, já conhecida pelos leitores dos seus quadrinhos, A Coragem do Primeiro Pássaro recupera o primeiro voo, a primeira decisão, a memória que se descola do ninho.

O livro desenvolve a história de uma personagem, um eu lírico do poeta, recuperando-se do término de um relacionamento. Divididos em três partes, os poemas descrevem uma trajetória tortuosa, do corte à cicatrização.

O projeto gráfico da obra inverte o caminho usual dos livros. Ao invés da tinta preta desenhar as letras, como tradicionalmente acontece, as páginas são inteiramente pintadas, exceto nas letras. O resultado são páginas retratadas como se fossem os antigos negativos de filmes.

A Coragem do Primeiro Pássaro é o livro nº 11 da Lote 42.

Especificações Técnicas

A Coragem do Primeiro Pássaro autor André Dahmer ISBN 978-85-66740-11-0 idioma português dimensão 14 x 21 cm edição 1ª, 2015 número de páginas 64 projeto gráfico Luciana Martins 

A Coragem do Primeiro Pássaro autor André Dahmer ISBN 978-85-66740-11-0 idioma português dimensão 14 x 21 cm edição 1ª, 2015 número de páginas 64 projeto gráfico Luciana Martins 

“O leitor terá a oportunidade de pintar cenas maravilhosas do cotidiano, como situações com ônibus lotado, prestações atrasadas, relações familiares, entre outras. O que não pode é seguir o traço fino da arte, há de estabelecer uma perfeita harmonia com o que é proposto (fica a dica!).”

LiteraturaBR

“Alexandra Moraes satiriza moda de obras terapêuticas com sua tira O Pintinho, com traço feito no Paint. Nada de mandalas, flores, passarinhos, florestas encantadas. No livro, as atividades dizem respeito às desventuras da classe média brasileira.”

O Grito!