O artista uruguaio Gervasio Troche nasceu em 1976 e passou a infância na Argentina, México e França, mas reside em sua terra natal há 30 anos.
Desenha desde criança, estudou na Escola Nacional de Belas Artes de Montevidéu e realizou exposições na América Latina, além de colaborar para diversas publicações uruguaias e internacionais, como Folha de S.Paulo e La Nación (Argentina). Em 2014, ele pintou um mural de quase 100 m² no Sesc Ipiranga, em São Paulo, e foi convidado para participar do FestiPOA, em Porto Alegre, onde foi realizada uma mostra com os trabalhos do autor.

Em 2013 lançou na Argentina o livro Dibujos Invisibles pela editora Sudamericana (Penguin Random House), cujos direitos para publicação no Brasil adquiridos pela Lote 42 em 2014. Na época foi feita uma campanha de crowdfunding que resultou numa turnê por oito cidades do Brasil para lançar Desenhos Invisíveis. Esse livro também ganhou edições na França e Espanha.

Bagagem, publicado em 2016, reúne uma segunda compilação de desenhos publicados em seu blog (portroche.blogspot.com), além de trabalhos inéditos.

troche
Foto: Manuel Gutiérrez Arana

autor-desenho